Blog:

Resistências Elétricas

Resistências para Chuveiros e Torneiras

Como comprar Resistências Elétricas para os Chuveiros e Torneiras SINTEX

Por que as Resistências para chuveiros e torneiras elétricas são diferentes?

Primeiramente devido a diferença de tensão da rede elétrica, já que de acordo com a cidade onde você está a instalação da sua casa pode ser para produtos de 220V ou 127V, também pela potência ser diferente, por exemplo: 4,4kw, 5,5Kw, 6,5kw, etc.  Há casos em que devido ao tamanho ou ao formato do chuveiro ou torneira elétrica o fabricante muda o formato da resistência.

O que preciso saber para comprar a Resistência certa?

É necessário saber qual a tensão do produto que você tem instalado, 220V ou 127V, e também qual é a potência do seu aparelho em watts. Por norma esta informação deve estar marcada na carcaça do produto, geralmente na parte de traz ou na parte superior com uma etiqueta ou em alto relevo.

É importante também você saber identificar como é o seletor de temperaturas do aparelho, pois a resistência é diferente para produtos com seletor elétrico e eletrônicos (pois é, podem ter a mesma aparência e um seletor de regulagem diferente). Os chuveiros e torneiras elétricas têm geralmente entre 3 (três) e 4 (quatro) temperaturas, com estágios bem definidos por um click, já os eletrônicos possuem um potenciômetro e a regulagem é deslizante sem clicks intermediários.

Dica!

As lojas, de modo geral, têm uma variedade enorme de resistências à venda. Então, para não errar, vale a pena fazer uma foto do produto e mostrar ao vendedor.

Por que as Resistências Elétricas SINTEX têm cores diferentes?

Para simplificar a compra da sua resistência para chuveiros elétricos e torneiras elétricas Sintex, há poucos anos atrás diferenciamos essas resistências por cores: na cor preta as resistências para chuveiros elétricos ou torneiras elétricas de 3 (três) temperaturas, já na cor azul para os de 4 (quatro) temperaturas e na cor bege para chuveiros elétricos e torneiras elétricas com regulagem eletrônica de temperatura.

É feito assim para que seja possível usar a mesma resistência Sintex de um chuveiro elétrico numa torneira elétrica e vice-versa. Isso é bom para o lojista, que pode reduzir o imenso número de variedades e modelos de resistências em estoque, e bom para você que vai conseguir encontrar com mais facilidade o que precisa.

Veja nas figuras abaixo:

Como saber a cor da resistência elétrica do seu produto?

É simples, basta abrir seu produto e ver a cor do cartucho plástico da resistência que está dentro. Para maiores informações dos modelos, acesse aqui a página do produto.
Se você tiver dificuldade em identificar qual é o modelo da resistência SINTEX do seu chuveiro elétrico ou sua torneira elétrica pelo número de posições do seletor de temperaturas ou quiser informações de como trocar a resistência, na embalagem tem as instruções impressas ou consulte aqui nossos manuais de instalação e uso que sempre estarão a sua disposição

Onde encontrar as Resistências para os chuveiros e torneiras elétricas SINTEX pertinho da minha casa?

Consulte aqui qual a loja mais próxima da sua casa tem nosso produto ou, caso não encontre, compre online clicando aqui.

Antes de encerrar, gostaríamos de compartilhar com você algumas dúvidas que recebemos e que podem ser úteis.

Posso trocar a Resistência de um chuveiro ou torneira elétrica 127V para 220V se a tensão da minha residência for 220V ou vice-versa?

No caso de chuveiros de modelos 127V sem comando eletrônico, se a resistência for trocada para uma resistência do mesmo modelo, mas na tensão 220V, o chuveiro irá funcionar normalmente numa instalação 220V, pois seus mecanismos internos estão dimensionados para receber correntes elétricas e dissipar calor da forma adequada.

No entanto, deve-se tomar cuidado com as marcações contidas no chuveiro que indicarão aquele ser um modelo 127V. Isso pode causar confusão em futuras manutenções ou se o domicílio trocar de dono. Portanto, o ideal é comprar o chuveiro na tensão elétrica adequada.

No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita, pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

Tem como emendar a resistência do chuveiro ou torneira elétrica?

Nunca altere a resistência recomendada pelo fabricante, pois há sérios riscos. Respeite o dimensionamento correto: disjuntor específico para o chuveiro; fiação de acordo com a corrente elétrica do chuveiro; se tiver aterramento, que seja utilizado o DR no circuito do chuveiro. A resistência só deve ser substituída por uma nova caso queime. Ao diminuir o tamanho da resistência, a potência do aparelho vai ser alterada. Nem o produto e nem a instalação foram preparados para uma gambiarra, e isso pode até causar incêndio.

O produto vai funcionar com uma resistência mais barata de segunda linha?

Nossos componentes originais passam por testes rigorosos para garantir a segurança da instalação e o correto desempenho do seu chuveiro ou torneira elétrica. Por esta razão, garanta sua segurança e use somente peças originais Sintex.

Conclusão

Para comprar a resistência certa, saiba se o seu chuveiro ou torneira elétrica é 220V ou 127, qual é a potência em Watts e se o seletor de temperatura do seu produto é do tipo elétrico com clicks ou eletrônico deslizante. Não faça emendas ou use produtos de segunda linha e siga as orientações do manual para garantir que tudo fique certo e seguro.

Chuveiros e torneiras elétricas SINTEX podem usar a mesma resistência, caso tenham as mesmas posições no seletor, e são diferenciadas por cores para facilitar: preta 3 (três) temperaturas, azul 4 (quatro) temperaturas e bege para produtos com regulagem eletrônica de temperatura.

Nossos Produtos

Conheça nossa linha completa de produtos Sintex